STEM para pequenos engenheiros

Qual a primeira reação de uma criança na primeira infância (até 3 anos) ao se deparar com vários blocos de montar – estilo LEGO? Rapidamente elas começam a unir as peças e a “construir” pontes, prédios, casas, etc. A engenharia já está no DNA dos aprendizes dessa idade e, por isso, incluir esse tipo de atividade (STEM) é incrivelmente relevante para o desenvolvimento das habilidades dos pequenos.

O problema é que as peças e as instruções de montagem são, normalmente, desenvolvidas para crianças maiores. Separamos 4 alternativas para adaptar essa “brincadeira”:

 

LEGO-City-Maze-for-Cars-Pin-2

  • DÊ TEMPO PARA A EXPLORAÇÃO:

Antes de introduzir uma atividade de STEM, permita que as crianças explorem as peças sem pressa. O ideal é que elas tenham entre 20 a 30min de contato livre com o brinquedo. Nesse período elas desenvolverão as habilidade motoras e poderão descobrir se as peças se encaixam, o que é fácil ou não, etc. Elas precisam testar a capacidade e os limites do material, brincar e observar os seus pares. Esse tempo é essencial para construir a base da engenharia para pequenos.

  • DISCUSSÃO DE EXPECTATIVAS:

Qual o tipo de problema pode surgir na montagem dos blocos, como as crianças reagem a possíveis “erros” e a importância de se trabalhar em parceria são temas a serem abordados. Crianças pequenas devem sempre ser lembradas de que é “melhor trabalhar em conjunto” e que “os erros nos ajudam a crescer como aprendizes”. Na primeira infância a rotina é essencial para fixar o aprendizado.

  • MODELAGEM:

 

Algumas atividades de STEM com blocos de montar podem ser mais complexas e, as vezes, é interessante utilizar um modelo de exemplo. No entanto, fuja das demonstrações como “olhe e repita” pois isso mata a criatividade e foge do propósito da atividade. Lance mão de algumas pequenas dicas durante a montagem (apenas para crianças que estão tendo muita dificuldade).

  • PRATICAR A COLABORAÇÃO:

Os desafios de STEM são mais impactantes quando feitos colaborativamente. É uma ótima oportunidade para praticar as relações interpessoais, aprender a resolver problemas, lidar com frustrações. etc. Uma dica: crianças maiores podem ser ótimos companheiros para dividir conhecimento e estimular a criatividade dos menores.

 

Alguns desafios que você pode praticar com alunos/filhos/sobrinhos/netos…divirtam-se!

e4ceb48c12419c3eeff993cd06d40b4f

Quebra-cabeças de LEGO

Simetria com LEGO

25 atividades para pequenos engenheiros

31 desafios com LEGO

Labirinto de LEGO para carrinhos

Comentários

comentários

By | 2016-11-07T15:41:35+00:00 3 de novembro de 2016|Uncategorized|0 Comments